Mesmo fazendo uma campanha melhor no Brasileiro de 1979 o Brasil teve que jogar a série Prata em 1980. O Campeonato Brasileiro da Série B de 1980 foi disputado por 64 equipes. Após 7 anos sem ser realizada porque os campeonatos estaduais eram classificatórios para o brasileiro da série A, a Série B volta a ser disputada no ano de 1980 com o nome de Taça de Prata.
O Brasil não fez uma boa campanha no Nacional e ficou na 51ª posição.
Em 1982 O Brasil ganha novamente o citadino, campeonato que voltaria a ser jogado novamente somente em 1996.
Em 1983 o Brasil treinado por Luis Felipe Scolari conquista o vice campeonato gaúcho, numa vitória inesquecível sobre o Grêmio no estádio Bento Freitas por 4x0, gols marcados todos ainda no primeiro tempo. O vice campeonato garantiu o Xavante novamente na Série A do campeonato Brasileiro e Carnaval em Pelotas.
Em 1984 o time de juniores (sub 20) conquista o campeonato estadual.
Nesse ano o Brasil joga o campeonato Brasileiro e fica em 23º lugar em um campeonato disputado por 42 equipes.
A campanha de 85
Sem dúvida a terceira colocação foi a maior glória do Grêmio Esportivo Brasil em campeonatos Brasileiros de futebol, quando o clube era comandado pelo jovem presidente Rogério Souza e Silva Moreira, chamado posteriormente de ''o presidente dos presidentes''. O treinador era Valmir Louruz
A antepenúltima fase era um quadrangular e se classificaram: Bahia (melhor campanha até então), Ceará, Brasil de Pelotas e o mítico Flamengo de Zico, Andrade, Adílio, Mozer, Leandro e Fillol. O curioso é que no ano anterior, o Brasil já havia vencido o Flamengo por 1x0 no Bento Freitas, também pelo Brasileiro.
O Brasil começou vencendo o Bahia, enquanto o Fla tropeçou contra o Ceará. Depois, 0x0 entre Ceará e Brasil, Bahia e Flamengo. Na terceira rodada, goleada tricolor sobre o Ceará e o Fla bateu o Brasil no Maracanã, gol de Bebeto (iniciando a carreira).
No final do primeiro turno, o Flamengo tinha quatro pontos, o Brasil e o Bahia três e o Ceará só dois. No início do returno, o Fla e o Brasil golearam Bahia e Ceará, respectivamente.
No dia 18 de Julho de 1985, o jogo entre Brasil e Flamengo causou um alvoroço na cidade, as bilheterias estiveram lotadas durante todo o dia. Às 18h foram abertos os portões e as filas para entrar na Baixada se estendiam por várias quadras. Devido à lotação garantida, por volta das 20h a Rede Globo anunciou, no Jornal Nacional, a transmissão da partida ao vivo para todo o país, inclusive para Pelotas.
O Brasil bateu o Flamengo por 2x0. Um gol em uma trombada de Fillol e Mozer, deixando livre para Bira fazer. E o outro em um erro da zaga rubro-negra, que Júnior Brasília não desperdiçou. A vitória foi assistida por nada menos que 22 mil torcedores, só pagantes foram 16.498, o que resultou em uma renda de 126 milhões de Cruzeiros (Cr$ 126.470.000,00).
Carnaval em pleno inverno na cidade de Pelotas. Porém em nada adiantava se na última rodada, o Brasil caísse para o Bahia em Salvador e o Fla vencesse o Ceará no Rio. Porém o time cearense arrancou um empate, e o Brasil virou sobre os baianos com dois gols de Bira e um de Júnior Brasília
Nas semifinais o Brasil não pode jogar no Bento Freitas e teve que disputar a semi final no estádio Olímpico em POA. A distância de 290 km não foi suficiente pra separar a torcida xavante da partida mais importante de sua história e cerca de 15.000 torcedores se deslocaram a capital. O público total da partida foi de 37,398 pessoas o maior público da história em um jogo de um clube do interior sem a presença da dupla grenal. Mas só o apoio da fanática torcida xavante não foi suficiente e o clube foi eliminado pelo então "milionário" Bangu (patrocinado pelo dinheiro do "Jogo do Bicho" do finado bicheiro Castor de Andrade). Superior tecnicamente, o time carioca venceu por 1x0 no dia 24 de julho de 1985. No jogo de volta no Maracanã, o Bangu confirmaria o favoritismo e venceria novamente por 3x1.
O pelotense Bira, jovem formado nas categorias de base, criado na casa, foi o artilheiro do clube com 15 gols, cinco a menos que o artilheiro da competição Edmar do Guarani, sendo vendido no final da temporada para o Grêmio. ''Foi uma fase inesquecível, o melhor momento da minha carreira, que me levou ao Grêmio e a Portugal'', destacou Bira.
Mesmo com a grande campanha de 1985 em 1986 o Brasil teve que jogar uma divisão inferior, onde apenas os campeões de cada grupo passavam a próxima fase do Brasileiro da Série A, (desorganização e confusões eram a marca do Futebol Brasileiro nessa década). O Brasil fez uma campanha discreta e acabou em 30º lugar em um campeonato com 36 clubes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário